quinta-feira, 7 de maio de 2009

Marcas no Mundo Virtual


Amplio para vocês uma questão que publiquei no meu Linkedin sobre as marcas no mundo virtual. Acompanhem o debate:

Na visão de vocês, as empresas brasileiras utilizam de fato toda a força da Internet a favor de suas marcas?
Hoje, com um mundo cada vez mais informatizado e com uma crescente demanda de informações real time, faz-se necessário a extensão de marca para a web, porém o desafio das corporações é manter a mesma identidade no novo meio de comunicação.


Comentário 1:
Guilherme quero parabeniza-lo por tal escolha em um momento tao oportuno.
Em momentos de crise e de retracao da economia, a internet se torna um dos principais canais de distribuicao, promocao e fortalecimento de uma marca. Logo, um potencial a ser explorado!!!
Em termos de utilizacao deste canal, considero o Brasil 02 passos atras da Espanha, que por sua vez esta 03 passos atras dos paises escandinavos e anglo saxoes.
Sinto que falta maiores habilidades por parte dos diretivos das empresas em lidar com este tema. Percebo que o investimento realizado por mais alto que seja, se limita a um site moderno e atualizado constantemente. A interatividade com seu publico consumidor nao passa de uma troca de e-mails.
As ferramentas da web 2.0 sao sub-utilizadas, quando as memas sao colocadas em pratica.
Lembro que segundo as ultimas estatisticas publicadas o Brasil tem 50 milhoes de usuarios de internet e eh o 6 pais do mundo em termos de usuarios.
Gostaria de ler a avaliacao e percepcao dos demais companheiros de ESPM
Abs
Ricardo Domingues

Comentário 2:
Penso como o Ricardo, isto é, a internet assim como a combinação internet e mobile ainda apresentam investimentos baixos em termos do potencial que esses meios oferecem. Guilherme, creio que algumas empresas estão num estágio mais avançado. Se quiser ter mais informações procure manter contato com o pessoal do Google e outros fornecedores como PontoMobi.
Abs, Higino Viegas.

Comentário 3:
Também gostaria de parabenizar pelo tópico, neste momento oportuno!
Morando aqui nos EUA, percebi o tamanho da diferença de entre uma sociedade baseada na internet e uma outra ainda incipiente, caso do Brasil que apresentou apenas 13,2 milhoes de clientes que efetivamente compraram pela internet em 2008.
É certo que as empresas Brasileiras ainda estão na fase do website moderno e atualizado como disse o Ricardo, mas na minha opinião essa orientação para uma maior interatividade do consumidor online, permitindo maior volume de vendas (sem esquecer de citar a importância da taxa de convergência), determinação do perfil do consumidor e de suas tendencias de consumo.
Só se estabelecerá com a expanção da banda larga, educação da população e constituição de uma legislação clara e efetiva.
Forte abraço!
Marcel

Comentário 4:
"Empresas brasileiras" não é uma categoria que permita uma discussão. Vale pra qualquer país... "Empresas norte-americanas"? Qualquer que seja a nacionalidade, a resposta é a mesma... existem bons e maus usos. Depende do país? Talvez - mas aí, é entender como o país usa a internet e fazer o melhor uso possível. O erro é generalizar, buscar respostas prontas e dar ouvidos aos especialistas de plantão.


Aqui percemos uma ótima ferramenta para customizar o marketing do cliente, o meio virtual.

Aguardo a contribuição dos demais leitores.

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