Poder utilizar a marca em diversos produtos e serviços não é tarefa fácil. Principalmente se queremos criar algo novo e utilizar uma marca já publicada. Muitos são os atributos levados em consideração no momento da associação e os que mais se destacam são: Quais os valores positivos e negativos vou agregar com essa estratégia? Assim as dúvidas acabam surgindo. Mas em alguns casos essa aposta pode ser muito bem aplicada. Lembro-me de um acontecimento...
Em uma certa tarde, no final do ano de 2005 adentra em nosso departamento de planejamento de Zero Hora o nosso gerente de marketing disposto a criar uma grande e revolucionária feira de ciência e tecnologia, onde os mais diversos produtos e serviços de ponta estariam presentes para o público conhecer. Porém, esse evento deveria ter um nome de impacto que unisse termos como tecnologia e inovação e ao mesmo tempo fosse algo grandioso. Após apontar mais detalhes do briefing, nosso gerente sai da sala e eu me debruço na web em busca de alguma alternativa para apresentar. Muitos foram os nomes que pensei, mas nenhum destacava tão fortemente a essência do projeto. Após pesquisas e leituras de artigos, uma ideia veio a cabeça. Porque não GLOBALTECH? Questionei os demais colegas e nesse momento todos que estavam ao meu redor perceberam que o nome poderia ser utilizado nessa que seria a maior feira de ciência, tecnologia e inovação desenvolvida pelo Grupo RBS.
Descrevo aqui os meus comprimentos a agência de propaganda de Zero Hora que reconheceu o impacto do nome e auxiliou no desenvolvimento da identidade visual do projeto.
Esse é um dos eventos que está até hoje no meu DNA e também no de ZH, porque após o lançamento da segunda edição da feira, o antigo caderno Eureka adotou o nome GLOBALTECH.
Aqui cria-se um processo de extensão de marca, onde a estratégia foi unir todos os seus atributos do evento e levar para o dia-a-dia do jornal, reforçando a marca do veículo impresso e ampliando o conteúdo para o seu leitor de forma científica e tecnológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário